invídia e a espada nua
portal para a terra de stauron


Dedico este livro a meus dois filhos Lucas e Ian,
minhas sobrinhas Lis e Paula e meus sobrinhos Max e Luca.
Que a próxima geração seja movida pela curiosidade e
pela ousadia para sobrepujar suas próprias expectativas.


É difícil enumerar todos os que, de uma forma ou de outra, deram suas contribuições para que este livro pudesse ser concretizado. Escrevi o livro pensando num legado para meus filhos, Lucas Ludgero de Geus e Ian Pellegrini de Geus. Como pais, sempre desejamos que nossos filhos absorvam os conceitos que lhes ensinamos. Agradeço a Deus pela vida deles e pela oportunidade que tenho de tentar deixar esse legado.

Discussões matemáticas com dois amigos, Roberto Mário Ziller e Adonai Schlup Sant'Anna, permitiram-me refinar a apresentação de um exemplo de solução criativa para um problema real de matemática. Essas discussões não apenas forneceram importantes contribuições para esta obra como também nos deram muito prazer.

Debates sobre realidade virtual e games com colegas pesquisadores do OneReal Research Group também contribuíram muito para a escrita do livro, em especial, Awdry Feisser Miquelin e Walmor Cardoso Godoi.

A orientação de meus alunos de doutorado Ricardo César Ribeiro dos Santos e Alexandre Pereira de Faria, integrantes do OneReal Research Group, também foi uma grande motivação.

Agradeço ao amigo Marcio Manoel Polonio Machado pelo incentivo e auxílio nas tratativas de viabilização desta obra.

Agradeço ao Luís Gustavo Severiano pelas trocas de ideias e pelo incentivo. Recebi importantes contribuições de pessoas que apreciam literatura de ficção.

Com o amigo Meneer Marcelo Rodrigues Bessa, tive conversas cujo valor cultural transcende qualquer tentativa de mensuração. Tive também o prazer de trocar ideias sobre ficção com Marcelo Canestraro Nadolny e Fabiano Ari Locatelli.

Agradeço aos familiares, amigos e colegas que sempre me ouviram com atenção e me incentivaram. Lembro-me dos amigos do movimento Ideias Humanas, das inspirações, das tertúlias, dos sonhos juvenis, de respirar a arte repleta de conceitos.

Lembro-me, em especial, dos tertulianos, presentes por tão longo tempo e tão intensamente, às vezes distantes, mas sempre presentes, Markus Busch, Paulo Sergio da Silva, David Fehrmann, João A P Vaz de Lima (Toto), Udo Siebert, Ibanor Gasparotto (Iba) e Marcelo de Oliveira (Pepe), porque os conceitos e as ideias que rondam nossa atmosfera também fazem parte do que sou e do que escrevo.

Agradeço ao Lucas por ter lido a versão preliminar do livro e dado importantes palpites.

Agradeço ao Ian por ter sido o primeiro a conhecer a história em nossas leituras na cama, antes de dormir.

Não posso deixar de agradecer minha esposa Mônica Sant'Anna Pellegrini de Geus, por mais uma vez me apoiar numa jornada com destino indefinido.

A qualidade do texto não seria a mesma não fosse o impecável trabalho de revisão de Afonso Teixeira Filho, a quem agradeço imensamente.

As ilustrações brilhantemente feitas por Bruno Romão têm um papel importante na ambientação do livro. Ele conseguiu traduzir muito bem as ideias usando a linguagem visual.

Da mesma forma, o design feito por Bruno Romão e Teco de Souza se traduz numa linguagem complementar cujo objetivo é levar o leitor a uma experiência essencialmente sensorial.

Agradeço à Musa Editora, na pessoa de Ana Cândida Costa, por mais uma vez acreditar em um projeto fora do mainstream e apoiar decisões conceituais em detrimento de mercadológicas.

 

 

 

 



       


PRÉ-VENDA

Peça seu exemplar enviando email para:

musacomercial@uol.com.br

ISBN: 978-65-86629-05-7



Assista aos clips de um minuto: